Aberta temporada de plantios – Estação Borá

Foi próximo ao final de agosto que a chuva deu sinal aqui no norte do Paraná. Germinando então os ânimos para iniciar mais uma temporada de plantios aqui na Estação Agroecológica Borá. Iniciamos com a regularização de uma não conformidade que apresentamos durante nosso processo de certificação orgânica. Após retirar todas as plantas da beira da estrada municipal enfim realizamos o plantio de napie por toda extensão da propriedade.

Cerca viva de napie crescendo. Foto: Fábio Rocha

Cerca viva de napie crescendo.
Foto: Fábio Rocha

Cumprindo papel de cerca viva e quebra ventos. Resolvemos optar pelo plantio dessa variedade por sugestão do nosso consultor e também por que não poderíamos manter nenhuma variedade que explorássemos comercialmente ( havia café, medicinais, frutíferas…) Então foi a vez de plantar feijão caupi nas entre linhas de café. Após germinarem e estarem com cerca de 20 cm entramos com o plantio de milho crioulo nos espaços entre o feijão.

Limpeza do feijão caupi. Foto: Renata Lais Rocha.

Limpeza do feijão caupi.
Foto: Renata Lais Rocha.

Vamos aguardar e ver como vão se comportar. Na entrelinha do café de outro talhão, também realizamos um canteiro com mandioca, milho e feijão.

Mandioca Milho e feijão nas entrelinhas de café. Foto: Fábio Rocha.

Mandioca Milho e feijão nas entrelinhas de café.
Foto: Fábio Rocha.

Outra atividade que realizamos foi o feitio de Biofertilizante enriquecido com Super Magro. Receita que tomamos conhecimento através da cartilha da Jornada de Agroecologia.

Biofertilizante enriquecido - Supermagro Foto: Fábio Rocha

Biofertilizante enriquecido – Supermagro
Foto: Fábio Rocha

O Super Magro é um conjunto de micronutrientes que enriquece o fertilizante. Estamos compostando o esterco com melado e leite e de acordo com a receita acrescentando nutrientes e alimentos. Será este o nosso fertilizante desta temporada. Rotacionamos cultura também em um setor que plantamos milho crioulo para ensilagem na temporada de inverno passado. Realizamos o plantio por estes dias. Foi um coquetel composto por girassol, guandu, caupi, feijão de porco, gergelim, mucuna preta e cinza. Foi realizado plantio a lanço. Aproveitamos para realizar o restauro das curvas de níveis deste setor. Abrimos mais uma área de implantação agroflorestal. Desta vez foi feito mecanicamente e a intenção e experienciar a técnica de plantar morro acima, com o objetivo de operar com maquinas em todo manejo (roçadas, pulverizações e incorporações na terra) No dia de hoje realizamos o plantio no intervalo da chuva. O coquetel deste plantio foi: mamona, margaridão, leucena, pau-jacaré e angico. Estamos iniciando o manejo de verão do café agroflorestal em conjunto com o andamento das atividades. É um pouco mais delicado e moroso, pois entramos primeiro com uma roçada, para então entrar com facão e realizar os manejos necessários. Tudo o quanto é anual estamos deitando no chão, restando apenas as perenes. Destaque especial para as bracatingas que se adaptaram muito bem e já passam dos 5 metros apesar dos seus 3 anos de plantios.

Setor Agroflorestal 01 - Café, noz pecã, bracatinga, eucalipto e adubo verde. Foto: Fábio Rocha.

Setor Agroflorestal 01 – Café, noz pecã, bracatinga, eucalipto e adubo verde.
Foto: Fábio Rocha.

As próximas etapas para este setor agroflorestal e realizar plantios de mudas que estão no viveiro aguardando a vez. Estão na fila banana, ipê, aroeira, leucena, bambu… O planejamento é  entrar com a fertilização com pó de carvão e Biofertilizante em conjunto com a calda bordalesa após os manejos finalizados. Por enquanto nossa atualização é esta. Juntamente com a satisfação de dormir sabendo que nossa parte fizemos (que é plantar) agora é zelar e permanecer agradecendo ao Criador por cada benção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s