PDC Pico do Beija Flor – Florianópolis

Entre os dias 20 e 29 de maio deste ano, o sítio Pico do Beija Flor (Florianópolis-SC) em parceria com a Nova Oikos, recebeu o curso de imersão em permacultura – Permaculture Design Course (PDC). Para quem não sabe, costumo dizer que o PDC é para aqueles que sentem no coração que vieram à essa terra para curar, curam-se curando os outros. Afinal, como diria Paulo Freire, não existe saber absoluto, todos nos ensinam e todos nos aprendem!

A imersão contou com 4 facilitamores (Mildred Gustack Delambre, Martin Ewert, Jorge André Pereira e Thomas Enlazador), inseridos em uma proposta de popularizar a permacultura e assim disponibilizou algumas vagas solidárias, das quais formou 21 novos permacultores e empoderou um total de 31 pessoas, protagonista de uma grande e emergente transformação, engajad@s no design social e territorial de paisagens. Foram 10 dias incríveis que excederam 80 horas de curso, com um extenso conteúdo teórico conforme estabelecido no Sillabus e diferentes práticas, tais como construção do forno de barro, implantação agroflorestal baseada na agricultura sintrópica, compostagem, radioestesia, feira de trocas com moeda social, entre tantas outras.

Além disso, o curso foi abrilhantado com a visita especial do casal de permacultores Jorge Timmermann e Suzana Maringoni, bem como a participação do permacultor Marcelo Venturi que gentilmente nos recebeu na Fazenda Experimental da Ressacada – UFSC\CCA, aonde pudemos ver na prática um modelo de Pastoreio Racional Voisin (PRV), trator de galinhas, horta mandala e manejo de diferentes espécies de bambu.

Toda a energia, dedicação e foco do grupo nos dá a certeza de que formaram-se permacultores com capacidade para auto-gestão e criação de projetos inovadores, resilientes, subversivos, resistentes a hegemônica racionalidade capitalista, com visão do atual momento político e da necessidade da desobediência civil não violenta e sobretudo, um PDC aonde verdadeiramente se alinhou com os sagrados elementos da mãe Terra e o grande mistério, ressaltando profundamente a espiritualidade muitas vezes negligenciada em outros cursos de permacultura.

Ficam aqui expressos nossa gratidão e nosso apoio para o que se fizer necessário nessa caminhada que começa aos novos permacultores!

Juntos somos um! Então, governe-se e empodere os teus! E lembra sempre que és corresponsável em tornar tua casa, teu bairro, tua cidade e país um lugar mais justo, ético, estético, solidário, enfim, melhor.

Aho. ❤ Só melhora!!!

Confiram algumas imagens tiradas por Rafaelle Mendes, Martin Ewert e Waldomiro Augusto Aita Neto:

 

E por fim, um rezo recebido durante esse PDC pela Permacultora, mãe e Jornalista Rafaelle Mendes

Caminhada.

Eu vim, eu vim,
Eu vim aqui pra aprender.
Eu vim, eu vim
Eu vim aqui pra receber.

Como todo caminhante
Nesta terra eu ei de ser
A mudança em mim primeiro
Pra depois o mundo ver
O poder na natureza
Todo tempo a renascer.

Eu vim, eu vim
Desta vida compartilhar
Saúdo o Deus que mora em mim.
Saúdo o Deus que há em você.

Junto da mãe natureza
Meu propósito é contar
Que harmonia existe sim
Ela está em todo lugar

É preciso ter cuidado
Na hora de semear
Pois tudo que plantares
Para ti retornará.

Anúncios