AGENDA

Vivências Permaculturais

O objetivo das vivências permaculturais dentro do Ipepa é o de ensinar como planejar a vida e os espaços utilizando a agroecologia e a permacultura. Para isto o voluntário terá contato com os princípios da permacultura, do slowfood, da agroecologia, do calendário biodinâmico e outras atividades, dependendo da estação permacultural em que for realizar sua vivência.

Uma vez na estação permacultural, o voluntário vivencia o dia-a-dia da estação e deve participar de todas as atividades realizadas, podendo ser desde o tratamento dos animais até a manutenção das ferramentas, preparo da terra para plantio, colheitas ou qualquer outra atividade diária realizada.

Há duas maneiras de aprender conosco. Uma delas é por meio de parceria com a sua universidade ou escola. A outra opção é responder o questionário abaixo e enviar uma carta proposta*, que se aprovada acarreta em um acordo de vivência com a estação permacultural que você for estagiar.

É importante salientar que a aprovação de estágio para uma determinada estação não garante aprovação em outra estação associada ao Ipepa, isso porque as estações permaculturais funcionam independentes umas das outras.

*Toda carta-proposta passará por análise e aprovação do permacultor responsável pela estação que você pretende visitar e aprender.

Para mais informações clique em contato ou cadastre-se aqui

Palestras\ Cursos\ Oficinas:

Por ter uma equipe multidisciplinar, o Ipepa ministra palestras, cursos e oficinas sobre diversos assuntos que vão desde educação ambiental, permacultura, agroecologia, agrofloresta, slowfood, manejo de erva mate, bioconstrução, permacultura urbana, criação de galinhas, entre outros. Estas atividades são elaboradas para escolas, cursos técnicos, universidades, prefeituras e diversas outras instituições governamentais e não governamentais.

Confira aqui