QUEM SOMOS

O Instituto de Permacultura do Paraná foi criado à luz de princípios da permacultura e é constituído em sua maioria por profissionais de diversas áreas, com formação em Permaculture Design Course (PDC) – de acordo com grade horária estipulada por Bill Mollison e David Holmgren.

Fundado em 2010, o Ipepa tem uma visão sistêmica para colocar em prática conhecimentos do saber tradicional aliado ao saber científico, tendo como foco a agroecologia e a permacultura para promover o Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Objetivos

– Desenvolver projetos que promovam atividades referentes à preservação e a conservação ambiental, a valorização da diversidade cultural e dos conhecimentos ancestrais, bem como a proteção do patrimônio histórico-cultural material e imaterial, contemplando as áreas da educação, cidadania, arte, cultura, saúde e meio ambiente, apoiando a pesquisa científica e tecnológica.

– Desenvolver a segurança e soberania alimentar, a auto-suficiência, e a ecoeficiência de áreas de baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, como o alto vale do rio Ribeira, o centro sul e o litoral, que normalmente são regiões de difícil acesso e de grandes remanescentes de vegetação nativa.

– Atuar com comunidades tradicionais, como os indígenas, faxinalenses, quilombolas, cipozeiras, pescadores artesanais do litoral, ilhéus do rio Paraná, farinheiras, etc. Isso porque os associados do Ipepa acreditam que todos podem ter o conhecimento científico, respeitando a arte e a espiritualidade local.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios